top of page

Galeria Biográfica

LUIZ TORICELLI

Filho de Roberto Toricelli e Henriqueta Piovesan, imigrantes italianos, nasceu em 16/08/1917 em Bragança Paulista. Mas, construiu sua vida e sua família em Pinhalzinho, terra adotada por seus ancestrais. Desde cedo demonstrou grande aptidão pelo comércio, e era muito conhecido na região, não só pelo armazém de "secos e molhados" que administrava ao lado da igreja matriz, mas por engajar nos movimentos políticos de Pinhalzinho, chegando a exercer o cargo de sub-prefeito. Foi ele quem implantou o primeiro telefone na cidade e a primeira praça central. Também cedeu uma área à Paróquia local que até hoje pertence à Diocese.

Mas, sua popularidade ia além disso. A dignidade e a iniciativa de ajudar os necessitados tornaram-se notórios. 

No início da década de 60, mudou-se para Bragança, a fim de promover o estudo dos filhos. Tornou-se motorista de taxi, na antiga estação rodoviária, local onde montou sua loja de variedades. 

Aos que o conheceram, ficou a imagem de uma pessoa de extrema integridade.  

Faleceu em 26 de março de 1985, aos 67 anos, deixando como maior herança aos filhos e netos seu exemplo de hombridade e ideais sem limites.

EDISON ANTONIO JORGE

(Abobrinha)

Personalidade de destaque nos meios sociais de Bragança Paulista. Não só por sua atuação efetiva na escola de samba Acadêmicos da Vila, mas por ter participado inúmeras vezes como Rei Momo dos carnavais de nossa cidade. 

Abobrinha também foi o Papai Noel de Bragança em várias ocasiões. E com espírito natalino, não mediu esforços para ajudar crianças e adultos das comunidades rurais. 

Nascido aos 11/06/1950, escreveu sua história com gestos simples e significativos. Com seu jeito bem humorado cativou à todos, deixando aos amigos e familiares o maior exemplo de dignidade.

Era corintiano convicto, e abriu mão do matrimônio para se dedicar inteiramente à família. 

Também foi funcionário público municipal, jogador de futebol, e frequentador assíduo dos bailes noturnos. 

Faleceu em 13 de dezembro de 2014, data em que passou a listar o rol de personagens marcantes de nossa região. 

ALZIRA PINTO TORICELLI (Vó Alzira)

Nascida de uma família humilde, na cidade de Monte Alegre do Sul, em 1º de maio de 1918, Alzira, aos 23 anos, contrariando a intransigência da sociedade da época, cuja escolha do marido e mulher eram feitos sob a influência dos pais, casou-se com LUIZ TORICELLI, descendente legítimo de Italianos. A partir dali, dedicou grande parte de sua vida ao trabalho no lar e à criação dos 9 filhos. Também trabalhava e apoiava o marido em seu trabalho no comércio local de Pinhalzinho. Participou ativamente na promoção dos grupos religiosos da cidade. 
Mudou-se com a família para Bragança, em 1965, ano em que deixou as amarras pra traz e procurou viver de forma consciente os ares da população bragantina. Aqui, dedicou-se ao comércio, numa loja de variedades da antiga rodoviária. E conquistou o fascínio dos netos e bisnetos com seu jeito simples, ganhando de todos a alcunha carinhosa de "Vó Alzira".
Difícil esquecer as inúmeras reuniões e celebrações feitas em sua homenagem. Ocasiões que reuniam dezenas de familiares e amigos. 
Partiu aos 94 anos, em fevereiro de 2013. Mas, seu nome e sua imagem serão sempre lembradas. Pela dignidade, amor incondicional, e a presença cativante de alguém que sempre colocou o próximo em primeiro lugar. 

"Conheça um pouco da vida e dos fatos que marcaram a trajetória de cada um deles" 
Stardust (Instrumental) - Nat King Cole
00:00 / 00:00

© 2015 by "Memorial de Nossa Gente". Criado por Sandro Torricelli.

  • Facebook Social Icon
bottom of page