MEMORIAL
Galeria Biográfica
ORLANDO FORNARI

Um dos maiores nomes políticos da cidade de Pinhalzinho. Nascido em 23 de maio de 1939 em Bragança, começou sua carreira ainda jovem, no Cartório de Registro Civil de Pinhalzinho, onde exerceu suas atividades por 30 anos. De descendência Italiana, era filho de Octaviano Fornari e Maria Olivia Salgueiro. Seu primeiro casamento aconteceu em 1961, com Aparecida Machado da Silva, com quem teve 4 filhos: Otaviano, Orlando Junior, Homero e Roberta. Em dezembro de 2002 se casaria novamente, com Sandra Helena de Freitas. Através de sua ampla trajetória política foi presidente de vários partidos. Foi vice-prefeito de Pinhalzinho em 1964, prefeito em 1969, vereador e presidente da câmara em 1963, vice-presidente do LIONS CLUB de Bragança, vice-presidente do ROTARY em Bragança e Florianópolis, fundador e patrono do Museu Municipal de Pinhalzinho em 1992. As inúmeras obras realizadas e modernizadas por Orlando Fornari em sua gestão como prefeito foram de relevante importância para o desenvolvimento do município. Como cidadão Pinhalzinhense, era respeitado por toda a população. Como político notável que era, atingiu patamares que o destacaram além dos limites de nossa região. Faleceu em 07/05/2015, aos 76 anos, deixando para a família um legado de bons exemplos, realizações incontáveis e uma dedicação extrema para com os filhos e netos. E em meio ao seu extenso circulo de amizades vai estar sempre em evidência, pelo homem que foi, e pelas conquistas que levaram seu nome à lista de personalidades marcantes da cidade.
SEBASTIÃO FRANCISCO ZAMPER (Mr. Zamper)

Um dos mais populares jornalistas de Bragança, Mister Zamper, como era conhecido, foi um eterno sonhador do mundo artístico. Proprietário e fundador do jornal "Folha do Comércio e Ind. da Região" e colunista do "Gazeta Bragantina" por mais de 14 anos. Nascido em 25/10/1953, era filho de Francisco Zamper, notório incentivador do Clube 13 de maio e dos carnavais de Bragança. A popularidade de Mr. Zamper não se restringia apenas às participações voluntárias em eventos musicais. Foi ele o responsável por se introduzir na Festa do Peão a presença de artistas amadores bragantinos. Seu gosto pelo mundo artístico surgiu na década de 60, ao participar de programas infantis no auditório da antiga Rádio Bragança, imitando seu ídolo Roberto Carlos. A partir dali criou uma coluna (Brasil Society Night) onde postava fotos dele com artistas de renome nacional e internacional. Esteve com Eros Romazzotti, Simply Red, Glória Estefan, Dave McLean e todos os cantores da Jovem Guarda, inclusive o próprio Roberto Carlos. No empenho de firmar sua identidade com o público deixou que o sonho voasse mais alto que a realidade. Ser reconhecido como talento musical estava longe de acontecer.
Há alguns anos sofreu um AVC, que lhe reduziu parte dos movimentos. E teve sua casa assaltada, perdendo seus bens mais preciosos: Uma TV, uma câmera, um violão e outros objetos adquiridos com dificuldade ou presenteados por amigos. Em 2014 foi acolhido no Asilo S. Vicente de Paula, com sequelas da doença e depressão.
"Depois que fui assaltado pedi ajuda ao prefeito e fui morar no Asilo. Fui muito bem recebido. Não sou proibido de sair, mas não tenho vontade de chegar à porta. Tenho medo de sair lá fora."
Mr. Zamper faleceu em 18/01/2016 de problemas respiratórios, 3 semanas após este depoimento. Seu relato valeu destaque neste memorial não pela arte ou patamar que tentou alcançar, mas pela pessoa humana que era. Esbanjando amizade e honestidade antes de tudo. Qualidades que vão além dos sonhos, pois nascem com você e te acompanham até o último dia de sua vida.
PIO NOGUEIRA

Pio Pupo Nogueira, ficou conhecido por sua influência no mundo espiritual e religioso em Bragança. Através da doutrina espírita, cativou milhares de pessoas, tendo em vista sua personalidade serena e a experiência em lidar com uma questão tão polêmica e abrangente. Viveu uma vida de muito aprendizado e devoção ao próximo, sendo mentor lider do centro espírita "Casa do Caminho". Promovia frequentemente o auxílio às pessoas carentes, com palestras e oferta de alimentos. Também era muito requisitado para celebração de cerimônias de casamentos, deixando sempre claro seu respeito e devoção às santidades religiosas de maneira geral.
Nascido em 05/05/1941, Pio Nogueira exercia ainda a função de decorador, tendo participado inúmeras vezes de programas de TV, explorando seu conhecimento sobre o tema "espiritualidade".
Vítima do Câncer, faleceu no Hospital Mantiqueira, dia 08/03/2016, aos 75 anos.
Depois de passar anos trazendo conforto às pessoas de seu convívio e àquelas que perderam um ente querido, um de seus maiores legados pode ser representado por uma frase que sempre costumava pregar: A de que as pessoas nunca morrem. Elas apenas voltam para a vida espiritual, fazendo cumprir sua grande missão.
E por suas próprias palavras, entendemos que ele agora tem sua missão por cumprida.
Mas, sua imagem e seus feitos vão permanecer entre nós como uma dádiva, e entre aqueles que seguiam sua filosofia de maneira fervorosa.
"Conheça um pouco da vida e dos fatos que marcaram a trajetória de cada um deles"
